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Comunicação Assertiva

Este curso pertence à Academia Comportamental

 

A comunicação é essencial à vida do Homem. O sucesso pessoal e organizacional depende da forma como comunicamos. Mas ouve-se muito: “Comunicar com o outro não é fácil”! Será? A este processo está associada a transmissão da mensagem,  a forma como a recepcionamos e  como estamos atentos às necessidades do interlocutor. Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as técnicas assertivas no quotidiano organizacional. As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções do que as palavras, têm um poder incrível na comunicação e podemos desenvolvê-las.

Objectivos Pedagógicos

Identificar o modelo de sistema de comunicação e os factores inerentes ao mesmo. Dominar a técnica de feddback e ultrapassar as barreiras à comunicação. Identificar os diferentes estilos comunicacionais e optar pelo assertivo.

Programa

1. Comunicação

• Definição do conceito

• Finalidades da comunicação

• Atitudes facilitadoras da comunicação

• Factores essenciais à comunicação - imagem

• Perfil do comunicador

• Tipos de comunicação

• Factores do modelo de comunicação

• Feedback;

• Escuta-activa;

• Memória;

• Percepção

2. Barreiras à Comunicação

• Meio Ambiente

• Interlocutores

3. Estilos Comunicacionais

• Comportamentos/características

• Técnica assertiva (DESC)

Competências a Desenvolver

Comunicação Assertiva Escuta-Activa Capacidade de fornecer e pedir feedback Capacidade de síntese Empatia

Audiência Alvo

Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que necessitem frequentemente de se relacionar/comunicar com outras pessoas (clientes, colaboradores, colegas ou fornecedores).

Método Pedagógico

Método Activo

Recursos Didácticos

PC Datashow Quadro branco e-Manuais [versão electrónica] Certificado presença.

Pré-requisitos /Observações Importantes:

Não tem pré-requisitos