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Comunicação Assertiva
Este curso pertence à Academia Comportamental
A comunicação é essencial à vida do Homem. O sucesso pessoal e organizacional depende da forma como comunicamos. Mas ouve-se muito: “Comunicar com o outro não é fácil”! Será? A este processo está associada a transmissão da mensagem, a forma como a recepcionamos e como estamos atentos às necessidades do interlocutor. Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as técnicas assertivas no quotidiano organizacional. As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções do que as palavras, têm um poder incrível na comunicação e podemos desenvolvê-las.
Objectivos Pedagógicos
Identificar o modelo de sistema de comunicação e os factores inerentes ao mesmo. Dominar a técnica de feddback e ultrapassar as barreiras à comunicação. Identificar os diferentes estilos comunicacionais e optar pelo assertivo.
Programa
1. Comunicação
• Definição do conceito
• Finalidades da comunicação
• Atitudes facilitadoras da comunicação
• Factores essenciais à comunicação - imagem
• Perfil do comunicador
• Tipos de comunicação
• Factores do modelo de comunicação
• Feedback;
• Escuta-activa;
• Memória;
• Percepção
2. Barreiras à Comunicação
• Meio Ambiente
• Interlocutores
3. Estilos Comunicacionais
• Comportamentos/características
• Técnica assertiva (DESC)
Competências a Desenvolver
Comunicação Assertiva Escuta-Activa Capacidade de fornecer e pedir feedback Capacidade de síntese Empatia
Audiência Alvo
Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que necessitem frequentemente de se relacionar/comunicar com outras pessoas (clientes, colaboradores, colegas ou fornecedores).
Método Pedagógico
Método Activo
Recursos Didácticos
PC Datashow Quadro branco e-Manuais [versão electrónica] Certificado presença.
Pré-requisitos /Observações Importantes:
Não tem pré-requisitos