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Gestão de Projectos

Este curso pertence à Academia Processos

 

Objectivos Pedagógicos:

• Ensinar metodologias e técnicas de gestão de projecto, em conformidade com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente e as recomendações do PMBOK ® Guide Fourth Edition (2008);
• Aplicar o MS Project 2007 ® como ferramenta básica do planeamento e controlo de projectos;
• Aplicar as técnicas e ferramentas aprendidas a um caso prático a ser resolvido durante o curso (role play).
Nota: Os formandos são convidados a trazer os seus computadores portáteis com as suas ferramentas de Project e PowerPoint da Microsoft. Se tal não for possível, a Novas Soluções poderá providenciar uma solução alternativa.

A quem se destina

Membros de equipas de projecto, gestores de projecto e outros profissionais com experiência de
projectos, que desejem refrescar conhecimentos, bem como aprender técnicas avançadas de gestão de projectos.

Programa

• Visão Global da Moderna Gestão de Projectos
• Características e contexto dos projectos
• Normalização da gestão de projectos– de acordo com o PMI e o PMBOK ®
• Ciclo de vida dos projectos
• Actividades da gestão de projectos
• Grupos de processos e áreas de conhecimento da gestão de projectos
• Justificação do Projecto
• Escolha estratégica de projectos
• Justificação financeira e técnica de projectos – metodologias e ferramentas
• Exercícios de avaliação de projectos
• Planeamento Detalhado do Projecto
• Planeamento do âmbito e elaboração da WBS (Estrutura de Decomposição do Trabalho).
• Estimar prazos, custos e recursos.
• Diagramas de Rede
• Técnicas de compressão do prazo e de nivelamento de recursos
• Definição dos marcos ( milestones ) do projecto. Utilização do MS Project como ferramenta de planeamento de projectos
• Gestão da Qualidade do Projecto
• Custos da qualidade
• Política da qualidade
• Processos de gestão da qualidade – planeamento, controlo e garantia da qualidade
• Gestão dos Aprovisionamentos para o Projecto
• Processos da gestão de aprovisionamentos
• Selecção de fornecedores
• Inclusão das actividades de aquisição de bens e serviços no plano do projecto
• Gestão Integrada de Alterações ao Projecto
• Objectivos
• Standards, templates e processo de implementação
• Gestão da configuração
• Gestão do Risco
• O papel da gestão do risco na gestão de projectos
• Modelo de Gestão Integrada do Risco
• Gestão do risco em equipa cliente–fornecedor
• Estudo de caso
• Monitorização e Controlo do Projecto
• Objectivos e equilíbrio do sistema de controlo
• Revisões, testes e auditorias
• Relatórios de progresso
• Escalada de problemas
• Gestão Valor Ganho (Earned Value Management)
• Conceito e aplicabilidade do valor ganho
• Desvios do prazo e do custo
• Índices de desempenho do prazo e do custo
• Exercícios de aplicação da técnica
• Encerramento do Projecto
• Encerramento administrativo
• Encerramento técnico
• Relações com utilizadores e fornecedores
• Conteúdo do relatório de encerramento
• Gestão de Equipa
• Motivação - natureza e modelos explicativos
• Liderança - factores de liderança e líderes eficazes. Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo
• Delegação - vantagens, barreiras e técnicas de delegação. Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo
• Gestão de conflitos - sintomas do conflito e estratégias de resolução. Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo

Duração

5 dias – 35 Horas

Pré-requisitos

É vantajoso que os formandos possuam experiência de projectos e conhecimento de uma ferramenta de apoio à gestão de projectos. Idealmente, os formandos devem fazer-se acompanhar dos seus computadores pessoais com um “Office”, a partir do 2º dia e com um “Project” a partir do 3º.